SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE): Há dois anos o município está com risco de surto de Dengue, Zika e Chikungunya

Além de Santa Cruz do Capibaribe, João Alfredo, Inajá e Custódia estão entre as cidades mais afetadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Há dois anos, Santa Cruz do Capibaribe está em estado de risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o Ministério da Saúde. Desde o ano passado que o município sofre com a presença do mosquito. Em 2013 e 2014 a cidade estava em estado de alerta para surto das três doenças. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, com a seca no Nordeste, a população precisa armazenar água para beber e tomar banho. O problema é que, se a água não for armazenada corretamente, o mosquito vai encontrar lugar para colocar os ovos e a cidade vai continuar nessa situação, como ressalta a Gerente de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Claudenice Pontes.

TEC/SONORA: Claudenice Pontes, Gerente de Vigilância em Saúde

“Esse é o nosso maior problema. Eles usam muito baldes e tonéis. Então nós orientamos para que eles armazenem água adequadamente. Que não deixem nenhuma abertura para que o mosquito possa entrar e proliferar. Se você encontrar larvas no seu depósito, tente recolher porque aquilo pode virar um mosquito transmissor de doença. Então a única forma que eles vão ter, realmente, é fazer uma vedação adequada.”

LOC: Em todo o estado de Pernambuco, cento e um municípios estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor de Dengue. Além de Santa Cruz do Capibaribe, João Alfredo, Inajá e Custódia estão entre as cidades mais afetadas. No Nordeste, depósitos de água como tambores, caixas d´água e tanques são usados com frequência para o estoque da água. Logo, é fundamental que os moradores fiquem atentos a esses reservatórios e os mantenham bem fechados. O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.