SANTA CATARINA (SC): Levantamento do Ministério da Saúde no combate ao mosquito da Dengue identifica bons resultados no estado

Salvar imagem

LOC: Em Santa Catarina, dos 54 municípios que realizaram o Levantamento Rápido de Índices para o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, 50 apresentam baixo índice de infestação.
O levantamento foi realizado em novembro com o objetivo de identificar os tipos e a quantidade de potenciais criadouros do mosquito nos imóveis vistoriados pelo poder público. De acordo com o Ministério da Saúde, nas regiões Nordeste e Sul do país os principais focos do mosquito transmissor foram encontrados nos reservatórios improvisados de água, dentro das residências. 
Apesar de Santa Catarina ter colhido bons resultados a respeito de infestação, é preciso ter atenção com ações que podem contribuir para a proliferação do mosquito. O armazenamento de água pode trazer sérios riscos. Isso não significa que as pessoas não possam armazenar água para consumo, mas que o armazenamento exige cuidados. É o que explica a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do Ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli.
https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

TEC/SONORA
: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do Ministério da Saúde
“Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito euma estratégia é colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”

LOC: 
Neste mês de dezembro, com a chegada do verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya aumenta. Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de todas as sextas-feiras, um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

TEC/SONORA
: Ministro da Saúde, Ricardo Barros
 “Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem uma busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos a saúde pública do Brasil.”

LOC: 
Participe desta luta contra o mosquito transmissor. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Tome muito cuidado com água parada dentro de casa. Medidas simples como essa podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse:saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.