SANTA CATARINA: Catarinenses mudam rotina em casa após casos de Dengue no estado

Salvar imagem

LOC: Santa Catarina possui um dos maiores números de casos de pessoas que contraíram Dengue dentro do próprio estado, são os chamados casos autóctones.  Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, aconteceram neste ano 3.698 casos de contágio dentro de Santa Catarina, 427 a mais do que no ano passado. O administrador Sílvio Mocelin, de 64 anos, é morador de Pinhalzinho, uma das cidades mais infestadas pelo mosquito e teve Dengue agora, este ano. Ele tem certeza de que as condições do bairro onde mora dificultam o combate ao mosquito.

TEC/SONORA: Silvio Mocelin, Administrador
 
“Além de conviver com a situação de dificuldade, a Dengue causou muitas dores no corpo, um grande desconforto, em relação à necessidade de ficar deitado. Fiquei amuado, com indisposição total e plena. Graças a Deus, na minha casa, não teve foco de mosquito infectado, mas a gente sabe, onde a gente mora, aos arredores, tem essa possibilidade e existia isso, tanto é que eu fui contaminado.”

LOC: Esse é o risco que se corre quando a vizinhança não está unida contra a Dengue: mesmo tomando conta da sua casa, o Sílvio acabou infectado porque quem mora em volta provavelmente não tomou os cuidados necessários. O enfermeiro João Fuck, coordenador do Programa de Combate da Dengue de Santa Catarina, ressalta que a população deve ficar ligada nas campanhas veiculadas na mídia.

TEC/SONORA
: João Fuck, Coordenador do Programa de Combate da Dengue

“E, agora, nesse momento, já se começam novamente as campanhas de mídia, que o estado já vem trabalhando e colocando em veiculação. Novamente com material informativo, para que a população perceba que, com a proximidade do Verão, aumenta o risco de transmissão dessas doenças e a importância de cada um fazer a sua parte, no seu dia a dia, no seu local de trabalho, no seu domicílio, para que a gente consiga, com essas ações que ainda são extremamente importantes, eliminar depósitos do ambiente que possam servir para a reprodução do mosquito.”


LOC: É para ajudar a população de Santa Catarina que o Ministério da Saúde disponibilizou o portal saude.gov.br/combateaedes. Acesse lá, veja as dicas e faça a sua parte na luta contra o mosquito. 
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.