SANTA BRÍGIDA (BA): Cidade registra 532 casos prováveis de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

REPÓRTER: Santa Brígida continua forte na guerra para exterminar o Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Por causa da grande infestação do mosquito, a cidade, que fica perto de Jeremoabo, foi declarada como prioritária pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o município registra 532 casos prováveis de dengue, um número considerado alto, já que Santa Brígida tem pouco mais de 15 mil habitantes. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, a cidade ocupa o nono lugar entre as que registram o maior número de casos da doença. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo para que a população se una e abrace essa causa.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

 

“Não se esqueça também de fazer a sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

 

REPÓRTER: Para reverter os números no estado, a Bahia conta com quase oito mil agentes de endemia para percorrer as ruas da cidade. Junto com agentes comunitários de saúde, eles fazem visitas e vistorias a imóveis, identificando e eliminando possíveis criadouros. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Maria Apareceida Araújo, pede para que você, morador de Santa Brígida, abra as portas de casa e colabore com o trabalho desses profissionais.

 

SONORAMaria Aparecida Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.

 

“A gente pede que as famílias possam receber os agentes de combate às endemias. Eles vão devidamente credenciados. Eles vão fazer uma visita e olham, na casa, onde estão os focos do vetor e fazem toda uma orientação sobre como você pode eliminar”.

 

REPÓRTER: Mas não é só a dengue que preocupa Santa Brígida. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 186 pessoas podem ter sido vítimas de febre chikungunya no município. Por isso, além de receber os profissionais de combate ao Aedes aegypti, lembre-se de seguir a orientação do Ministério da Saúde e fazer, toda a semana, uma faxina na sua casa para eliminar possíveis focos. Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.