SANGUE: Teste de qualidade é obrigatório em serviços públicos e privados

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde garante por lei que os serviços de saúde públicos e privados do país realizem um teste que identifica se o doador de sangue é portador de alguma doença transmissível.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio- 01'39''

REPÓRTER: Desde o ano passado, o Ministério da Saúde garante por lei que os serviços de saúde públicos e privados do país realizem um teste que identifica se o doador de sangue é portador de alguma doença transmissível. O coordenador geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, explica que o teste oferece a segurança da qualidade da transfusão de sangue para o receptor.

SONORA: coordenador geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde - João Paulo Baccara

"O Test NAT é o teste de amplificação de ácido nucleico. É uma tecnologia desenvolvida para a detecção de agentes infecciosos. Na sorologia comum, para HIV, por exemplo, nós demoraríamos 21 dias para detectar a presença do anti-corpo, do momento do contágio até o momento do exame positivo. No caso do o NAT para HIV, esse tempo reduz à 11 dias, na hepatite C, de  70 para 11 dias também. Então isso agrega muito valor e muita segurança ao ato transfusional".

REPÓRTER: A farmacêutica do Hemocentro de Brasília, Renata Alencar, completa que o teste NAT é uma garantia a mais para que a transfusão de sangue seja realizada com segurança.

SONORA: farmacêutica do Hemocentro de Brasília - Renata Alencar

"É obrigatório pela legislação nacional de sangue, pela regulamentação, pelas RDCs, pelas portarias. Esse exame é obrigatório em todo banco de sangue. Ter segurança que você está diminuindo a probabilidade de você transfundir uma doença transmitida pelo sangue".

REPÓRTER: O teste NAT é realizado nas bolsas de sangue coletadas pelo SUS, Sistema Único de Saúde e também pelo serviço privado em todo o país. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.