SANGUE: Hemocentro paraense inicia campanha para o período de carnaval

A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109. Outras informações sobre doação de sangue pelo telefone 0800 280-8118.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: Doar sangue é bem mais que um gesto de solidariedade, não dói e ajuda quem precisa. A universitária Paula Linhares, antes de cair na folia do carnaval, fez sua parte e foi até o hemocentro ajudar com a doação de sangue.
 
SONORA: Universitária Paula Linhares.
 
"Nesse período, algumas pessoas abusam um pouco, então a gente veio compartilhar e vê que a gente não é só festa, não só farra, também tem que ter o lado social, o lado humano."
 
REPÓRTER: A Fundação Hemopa do Pará iniciou campanha de incentivo a doação de sangue que no período de carnaval. Em Belém, a meta é de 250 coletas diárias, para atender em quantidade e qualidade a demanda dos cerca de 230 hospitais do Pará. O coordenador de Hemoterapia do Hemopa, Carlos Vitor, destaca que os doadores de sangue tipo O+ são bem-vindos, pois boa parte da população de Belém tem esse tipo sanguíneo, mas que todos os doares, independente do sangue que possuem também são bem vindos.
 
SONORA: Carlos Vitor, Coordenador de Hemoterapia do Hemopa.
 
“Como a maior parte de nossa população é do tipo O+, nós estamos precisando, de uma maneira critica, que os doares O+ venham aqui doar sangue, mas todos que vierem colaborar serão muito bem vindos”.
 
REPÓRTER: A dona de casa Adriana Fonseca é doadora de sangue há mais de dois anos. Ela pensa nas pessoas que precisam e não esquece que no amanhã ela também pode precisar.
 
SONORA: Dona de Casa Adriana Fonseca.
 
"Eu fico pensando nessas pessoas que podem precisar disso, eu não sou doadora universal, mas eu sou receptora universal, hoje sou eu que estou doando, amanhã eu posso estar precisando."
 
REPÓRTER:  Podem doar sangue candidatos com boa saúde, peso a partir de 50 kg, idade entre 16 a 69 anos. Adolescentes até 18 anos incompletos somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário ter documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109. Outras informações sobre doação de sangue pelo telefone 0800 280-8118.
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.