SALVADOR (BA): Farol da Barra terá evento contra Aedes aegypti, neste domingo (10)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Atenção, você que mora em Salvador! Neste domingo, dia 10, o Farol da Barra vai ser palco de um evento para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde. O tema das atividades é o “enfrentamento ao Aedes e suas consequências”. E você que tem interesse em participar, fique atento! A concentração no Farol da Barra vai começar às sete horas da manhã. Em seguida, os participantes vão fazer um alongamento e uma caminhada. Profissionais de saúde vão ajudar a avaliar fatores de risco para o surgimento de doenças crônicas que não são transmitidas, medindo o peso, a altura, e o índice de massa corporal da população. E, para finalizar, o público terá orientações sobre atividades físicas, alimentação saudável, além de como se prevenir da dengue, chikungunya e do Zika, doenças transmitidas pelo aedes aegypti. É importante lembrar que, até agora, na Bahia, 991 casos de microcefalia já foram registrados. A microcefalia é uma das doenças que pode ser causada pelo vírus Zika, que também é transmitido pelo Aedes. Mas é possível interromper o ciclo de vida do vetor se, uma vez por semana, as famílias eliminarem os criadouros  dentro de casa, como pede o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.  

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”

 

REPÓRTER: Mais informações sobre como combater o Aedes podem ser encontradas na internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.