SÁBADO (6): Ministério da Saúde convoca para DIA D de mobilização contra o Aedes Aegypti

Os riscos de transmissão de dengue aumentam no verão, já que o calor e as chuvas favorecem a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Mas este ano, esse mosquito está ainda mais perigoso. Ele também transmite agora a chikungunya, que assim como a dengue, provoca febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores ainda mais fortes nas articulações. O Ministério da Saúde quer evitar o avanço dessas doenças pelo país. Por isso, neste sábado, dia seis dezembro, é importante que a população participe do DIA D de mobilização contra a dengue e a chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 02min21seg

REPÓRTER: Os riscos de transmissão de dengue aumentam no verão, já que o calor e as chuvas favorecem a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Mas este ano, esse mosquito está ainda mais perigoso. Ele também transmite agora a chikungunya, que assim como a dengue, provoca febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores ainda mais fortes nas articulações. O Ministério da Saúde quer evitar o avanço dessas doenças pelo país. Por isso, neste sábado, dia seis dezembro, é importante que a população participe do DIA D de mobilização contra a dengue e a chikungunya. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a participação de toda a sociedade é fundamental para interromper a proliferação do mosquito transmissor.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Mais do que nunca a prevenção é o nosso foco. É fundamental que os municípios continuem as ações de casa a casa, de controle de larva, de controle do mosquito. No dia seis de dezembro nós vamos fazer uma grande mobilização nacional, o dia "D" para que a gente possa envolver não só as equipes das prefeituras, mas cada família para que, em 15 minutos, ela consiga identificar quais são os possíveis criadouros do Aedes em sua casa e poder ajudar a eliminar".

REPÓRTER: A aposentada Aldecy Nunes sabe da importância de todos colaborarem com as ações de prevenção à dengue e chikungunya. Ela está sempre atenta às medidas de combate ao mosquito transmissor.

SONORA: aposentada – Aldecy Nunes

"Todos os vasilhames devem ser escorridos, emborcados de preferência. Fazer uma vistoria periodicamente e não deixar que fique água parada dentro de casa, nas calhas, nas caixas d'água destampadas. E eu tenho todos esses cuidados. Todos nós temos o dever de sermos vigilantes e orientadores também para as pessoas, cobradores desses cuidados porque quando atinge a vizinhança pode atingir a mim também".

REPÓRTER: Oitenta por cento dos focos dos mosquitos estão nas residências. Por isso, é importante a mobilização de toda a sociedade. No dia "D", além da mobilização, também haverá mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais da área ao diagnóstico correto das doenças. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.