RUBIATABA (GO): Município está em estado de alerta de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

  Em Rubiataba, quarenta casos de Dengue foram notificados. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Depois de dois anos em estado satisfatório, Rubiataba está em alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.  Em Rubiataba, quarenta casos de Dengue foram notificados. A recepcionista Saha Tchalli é uma das pessoas que tiveram a doença.

 
SONORA: Saha Tchalli, recepcionista.
 
“Era dor demais que você nem consegue levantar praticamente. Eu levantava da cama, doía vestir roupa, jogar uma coberta no corpo, doía tudo. Eu fiquei sem trabalhar cinco dias. Depois eu vinha trabalhar, vinha meio período não dava conta e ia embora de novo.”
 
LOC: O Ministério da Saúde orienta que apenas quinze minutos por semana são suficientes para você verificar se em sua casa há locais ou objetos que podem servir de criadouro do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Fique de olho nos pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus, brinquedos e até tampinhas de refrigerante. Tudo isso pode acumular água e servir para que o mosquito se reproduza. Eram justamente esses cuidados que a Saha não tomava em casa antes de pegar Dengue.
 
SONORA: Saha Tchalli, recepcionista.
 
“Eu não tinha tanto cuidado assim na minha casa. Na questão da vasilha com água, pneu que lá em casa tinha um, vasilha da minha cachorra fica sempre uma de reserva no quintal e eu não tinha tanto cuidado. Depois que eu peguei a doença que eu comecei a observar mais o quintal de casa, se estava tendo água empoçada em algum lugar. Depois que eu peguei que eu fui começar a prevenir. Só depois que você tem a doença que começa a se cuidar.”
 
LOC: Faça diferente da Saha. Não espere o mosquito picar para tomar as providências dentro de casa. Essa atitude de manter tudo limpo e sem água parada pode salvar vidas. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.