RORAINÓPOLIS (RR): Escolas do município participam de ações contra mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Para tentar combater a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a prefeitura de Rorainópolis buscou parceria entre as suas secretarias para alertar a população sobre os perigos de permitir a criação de focos de reprodução do mosquito. Um dos recursos utilizados pelo poder público foram as escolas municipais. A coordenadora da Atenção Básica do município, Ana Paula Machado, conta que a secretaria viu a necessidade de ir até as crianças para alertar sobre os riscos da proliferação do mosquito.

TEC/SONORA
: Ana Paula Machado, coordenadora da Atenção Básica

“Esse trabalho foi feito em conjunto com todas as redes, principalmente com a secretaria de Educação, que começou a trabalhar com as crianças. A secretaria de Saúde entrou em várias escolas para dar palestras, e vem fazendo isso até hoje. Fazendo palestras e amostras científicas.”


LOC: Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que o município, no ano passado, registrou um índice de infestação pelo mosquito de 13,9, o maior do estado na época. Esse ano, o número caiu para 5,3, mas não foi o suficiente para tirar a cidade da situação de risco elevado de infestação. Para a coordenadora, o trabalho realizado pelas escolas precisa ser espalhado para toda a população, para que resultados mais eficientes possam surgir.

TEC/SONORA: Ana Paula Machado, coordenadora da atenção básica

“A população precisa se conscientizar, porque todos nós somos moradores do município, e hoje estamos enfrentando uma epidemia. Então, precisamos sim fazer a nossa parte, não permitindo criadouros da larva do mosquito, não permitindo que essas ovas eclodam, para que esses mosquitos nasçam e possam ser transmissores dessas doenças.”


LOC: A diminuição do nível de infestação em Rorainópolis foi surpreendente, mas ainda há muito trabalho a ser feito para retirar o município da situação de risco elevado de infestação. Contribua com a cidade, e não deixe que o mosquito se reproduza dentro da sua residência. Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas para evitar a proliferação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.