RORAINÓPOLIS (RR): Cidade recebe atenção especial do estado por conta de infestação do mosquito

Salvar imagem

LOC: Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que o município de Rorainópolis está em estado de risco elevado de infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo a pasta, a cidade registra um nível de infestação de 5,3, muito acima do nível satisfatório, que é de 0,9. Por conta disso, a Secretaria Estadual de Roraima concentra suas atenções no município para diminuir a quantidade de focos do mosquito e, consequentemente, de casos de Dengue, Zika e Chikungunya. A gerente de combate à febre amarela e Dengue do Estado, Ana Paula de Oliveira, diz que essas ações serão concentradas na capital, Boa Vista, e em Rorainópolis.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, gerente de combate à febre amarela e Dengue

“A gente tem uma infestação bem alta nos municípios da capital, Boa Vista, e no segundo maior município do estado, Rorainópolis. A capital concentra quase 60% da população do estado, e com Rorainópolis, esses serão os municípios priorizados.”


LOC: A gerente conta que o poder estadual aumentou a ajuda ao município por conta do alto nível de infestação do mosquito. Com isso, os agentes de endemias da cidade estão recebendo treinamento adequado para identificar possíveis focos, alertar a população sobre os perigos das doenças e ensinar a cada morador como evitar criadouros do mosquito em casa.
 
TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, gerente de combate à febre amarela e Dengue

“A equipe do estado tem ido a esses municípios e tem feito treinamento em serviço durante as ações de rotina dos agentes. A gente tem feito um esforço também para qualificar os agentes.”

LOC: A participação da população de Rorainópolis na luta contra o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya é primordial para que a cidade se veja livre do perigo de infestação. Abrir a porta para o agente de saúde e deixar que ele encontre possíveis focos do mosquito na sua residência é importantíssimo. Não deixe que o mosquito vença a população de Rorainópolis. Acesse saude.gov.br/combateaedes  e veja as dicas para evitar que o mosquito se prolifere. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.