RORAIMA: Visitas de agentes de combate ao Aedes atingem mais de 21% dos imóveis no estado

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:Prosseguindo com as atividades de combate ao Aedes aegypti o mosquito que transmite a dengue, chikungunya e vírus Zika, Roraima mantém firme uma das principais atividades preventivas: as visitas de agentes comunitários de saúde e endemias. De acordo com o balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta semana, até meados de Abril, mais de 21% dos mais de 135 mil imóveis do Estado já receberam visitas dos profissionais, no chamado terceiro ciclo, iniciado no começo deste mês. Quase 25 mil imóveis foram vistoriados, ou seja, os agentes de saúde e endemias entraram nas casas para eliminar ou tratar possíveis focos do Mosquito e orientar moradores. Em um pouco mais de quatro mil, os profissionais não puderam realizar o trabalho, ou porque estavam fechados, ou porque o morador se recusou a recebê-los. Por isso, a diretora da área de Vigilância Epidemiológica, Luciana Grisotto, destaca a importância da população e o poder público trabalharem juntos.
 
SONORA: “E mesmo a gente tendo os agentes que vão a todas as casas, que falam que orientam e tratam no momento que estão na casa os focos, os criadouros. A gente precisa que a população não deixe mais ter outros criadouros. Porque se voltar a ter outros criadouros o agente não vai estar lá todo dia também, ele precisa da ajuda da população para que a população também consiga identificar e não deixar esses criadouros.“
 
REPÓRTER:Além da capital Boa Vista, Pacaraima e Rorainópolis estão entre os municípios de alerta no estado. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, também destaca importância do envolvimento da população nas ações contra o vetor.
 
SONORA:  Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“Não se esqueça também de fazer sua parte e reserve 15 minutos por semana, para fazer a ronda em casa e acabar com mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta”
 
 REPÓRTER:Para realizar as visitas em todos os municípios, aproximadamente 160 agentes de saúde e endemias estão mobilizados em Roraima. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site: combateaedes.saude.gov.br .
 
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.