RORAIMA: Secretarias de Saúde e Educação estão unidas no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Secretaria de Saúde de Roraima, para intensificar o combate do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, está em parceria com a secretaria de Educação estadual há um ano. A ideia é aumentar a mobilização e a conscientização de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais e professores, sobre os perigos do mosquito.

O projeto realizado pelas secretarias, o “Patrulha Escolar contra o Aedes Aegypti”, foi desenvolvido e apresentado para todos os municípios do estado, com o propósito de mudar a cultura dos cidadãos, que jogam lixo nas ruas, quintais e escolas, deixando margens para a proliferação do mosquito.

As ações desenvolvidas no ambiente escolar englobam projetos interdisciplinares, como, por exemplo, atividades artísticas, culturais e palestras educativas, com a parceria de todos os órgãos de endemias do Estado.

A professora e chefe da divisão de desenvolvimento psicossocial da secretaria de Educação de Roraima, Marilene Teixeira, conta que já observa bons resultados do projeto.

TEC/SONORA: Marilene Teixeira, professora, chefe da divisão de desenvolvimento psicossocial da secretaria de Educação de Roraima

“A gente observa a melhoria a partir do momento em que os pais nos dão retorno quando abordamos o assunto e falam que os filhos chegaram em casa chamando atenção, falando: “Olha, pai, o lixo não pode fica assim, tem que ser armazenado dessa maneira, vamos colocar no lugar correto para que seja descartado da maneira certa por conta da Dengue”. Então as pessoas estão mais vigilantes, mais cuidadosas em suas casas. Nesse sentido, a gente já tem uma grande mudança, mas, claro  que tudo que envolve mudança de hábitos e costumes é algo que temos que trabalhar continuamente.”

LOC: Durante o mês de março foram realizadas ações com os que eles saibam como realizar o manuseio, a utilização e o armazenamento correto de água, para um ambiente saudável, sem dar chance para o mosquito se reproduzir.  A gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e à Dengue de Rorairma, Ana Paula de Oliveira, conta como é importante realizar essa parceria com a Educação.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, Gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue.

“Enquanto nós, cidadãos, não nos conscientizarmos que se cada um não fizer o seu papel, nós vamos continuar com a população doente, nossos familiares doentes e não vamos progredir. Por isso, temos feito varias ações em parceria com a secretaria da Educação, para que as crianças já se conscientizem disso e que seja uma geração já com outra visão em relação a saneamento básico, acumulo de água nas suas residências, lixos. Então, temos que educar as crianças para que a próxima geração tenha outra visão do que é nossa geração.”

LOC: A mobilização deve ser feita por todos e durante todo o ano. Só este ano já foram notificados 184 casos de Chikungunya, 60 de Zika e mais de 300 de Dengue em todo o estado. Não deixe de fazer sua parte na eliminação dos criadouros para que os números de casos parem de aumentar. Para mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya e os métodos de prevenção,  acesse: saude.gov.br/combateaedes. Mistério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.