RONDÔNIA: Telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio chega ao estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Muitos brasileiros enfrentam problemas que, às vezes, parecem sem solução. Essa angústia, que pode levar a medidas extremas como o suicídio, pode ser dividida com pessoas que estão dispostas a ouvir e ajudar. Esse é o caso da Bárbara Sena, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), que já chegou a atender casos que tinham perigo de suicídio.

SONORA: voluntária CVV, Bárbara Lúcia Sena Costa

“Eu sugiro para essa pessoa que está ouvindo, que está vivendo uma situação difícil, que busque ajuda. Sempre existe uma solução. Por mais que você esteja desesperado”.

REPÓRTER: Pessoas como a voluntária Bárbara Sena vão poder apoiar ainda mais pessoas em Rondônia. Isso porque o estado foi beneficiado com um telefone sem custo de ligação para prevenção ao suicídio. Se você precisa de ajuda, basta ligar gratuitamente para 188. Haverá alguém como a Bárbara, do outro lado da linha, disposto a te apoiar. E também é possível ser voluntário.

SONORA: voluntária CVV, Bárbara Lúcia Sena Costa

“Sugiro que essa pessoa que está ouvindo e que sentiu algum dia o desejo de ajudar que se coloca à disposição do outro né. Que busque fazer a formação, que a formação é riquíssima para sua própria vida pessoal. Eu diria que é uma experiência única e que você realmente passa a valorizar a vida, a ver que os seus problemas são muito pequenos em relação ao de muitas pessoas”.

REPÓRTER: A ligação sem custos para o 188 é possível graças a uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Centro de Valorização da Vida, uma entidade sem fins lucrativos que oferece esse serviço gratuitamente e de forma sigilosa há 55 anos. São mais de um milhão de atendimentos anuais, realizados por 2 mil voluntários. Além do 188, é possível entrar em contato com o CVV por e-mail, chat, Skype ou pelo endereço eletrônico www.cvv.org.br. E o SUS oferece acompanhamento psicológico e psicoterápico, incluindo terapia ocupacional e assistência hospitalar.

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.