Data de publicação: 20 de Novembro de 2014, 22:00h
Tempo de áudio 01'42''
REPÓRTER: Mais de 26 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche em Rondônia. A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o objetivo dessa imunização é reduzir as mortes de recém-nascidos provocadas pela coqueluche.
SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro
"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche".
REPÓRTER: A gerente de imunização do estado de Rondônia, Valmira Rocha, acredita que a vacina vai proteger a gestante e o bebê contra a coqueluche.
SONORA: gerente de imunização do estado de Rondônia Valmira Rocha
"Que a equipe Saúde da Família conscientizem, orientem bem as gestantes dentro da área de abrangência delas, para que tomem essa vacina evitando que a criança nasça suscetível a coqueluche. Que uma vez ela vacinada na gestação, ela vai passar anticorpos para o filho, então ela vai proteger a criança, que vai nascer futuramente".
REPÓRTER: A vacina contra coqueluche vai imunizar quase três milhões de gestantes e mais de 300 mil profissionais da saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais sobre a vacina, acesse: www.saude.gov.br
Reportagem, Karina Chagas
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev