RONDÔNIA: Estado está em situação de risco no que se refere a infestação do mosquito transmissor da Chikungunya

Cinco municípios foram apontados pelo último levantamento do Ministério da Saúde: Monte Negro, Parecis, Buritis, Espigão D´Oeste e Alto Paraíso.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Rondônia está em situação de risco no que se refere à infestação do mosquito transmissor da Chikungunya. Cinco municípios foram apontados pelo último levantamento do Ministério da Saúde: Monte Negro, Parecis, Buritis, Espigão D´Oeste e Alto Paraíso. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014 e, para quem ainda não conhece, os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. O Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Ednaldo Lira, dá dicas de como os moradores do Estado podem ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença.

 

TEC/SONORA: Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Ednaldo Lira

 

“É aquela recomendação que eu acredito que todo mundo já saiba: tem que tentar vistoriar o seu imóvel uma vez por semana, tem que tentar se preocupar com a região circunvizinha e tentar mudar o comportamento, tentar descartar o lixo da forma correta evitando que isto possa se constituir em criadouros.”

LOC: Os sintomas da Chikungunya iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito, mas, cerca de 30 por cento dos casos não apresentam indícios. Então, fique atento! Para combater o mosquito é preciso ter um cuidado permanente e contínuo para que esses ambientes não se transformem em espaço para a proliferação. A responsabilidade é de todos nós! Atitudes simples e de rotina podem salvar uma vida.
Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.