RONDÔNIA: Em março, 87% de imóveis foram visitados no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Rondônia continua firme na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Na segunda fase da mobilização nacional de combate ao mosquito, que aconteceu em março, mais de 400 mil imóveis foram visitados por agentes de saúde e endemias, que orientam a população e ajudam a eliminar os criadouros do vetor de dentro de casa. Isso significa que 87 por cento das residências foram visitadas, no estado. Apesar disso, nem todos os moradores estão em casa ou aceitam receber o agente na hora da vistoria, e quase 15 mil imóveis que foram visitados não foram limpos, já que o profissional não pôde entrar para fazer o trabalho. O ciclo de mobilização e controle vai continuar até o mês de junho e, por isso, o Secretário de Saúde de Rondônia, Pimentel de Oliveira, pede para que a população colabore com os agentes.

 

SONORA: Secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Pimentel de Oliveira

 

"Então é preciso que todos se comprometam, tenham a consciência que a visita na sua casa é uma rede de proteção. É uma proteção tanto para o morador da casa quanto para os vizinhos das laterais, os vizinhos frontais. Isso é fundamental: a visita domiciliar. Isso amplia a cobertura, amplia a segurança e reestabelece a consciência cidadã que nós temos que ter.”

 

REPÓRTER: Em Rondônia, cinco bebês estão fazendo exames porque podem ter nascido com microcefalia, doença pode ser causada pelo Zika. O vírus é motivo de preocupação principalmente para as futuras mamães, já que a microcefalia é uma condição que não tem cura. Por isso, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, pede para que todas as pessoas pensem nas mães dessas crianças e ajudem a combater o mosquito.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”

 

REPÓRTER: No Brasil, quase 29 milhões de imóveis já foram vistoriados. Além de receber a visita dos agentes de combate ao mosquito, toda a população precisa colaborar para não deixar água parada. Mais informações sobre como você pode ajudar a acabar com o Aedes podem ser encontradas na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.