RONDÔNIA: Agentes continuam visitando imóveis de todo estado para encontrar focos do Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Aede aegypti, que é responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, continua incomodando os moradores de Rondônia. Por isso, a luta contra o mosquito não pode parar.

O estado conta com cerca de mil e 600 agentes de endemias, que atuam junto aos moradores no combate ao mosquito. Os profissionais fazem visitas a propriedades para acabar com possíveis focos do inseto.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 28 de abril, Rondônia teve mais de 163 mil imóveis vistoriados de um total de 474 mil e 400 propriedades. É importante deixar os agentes entrarem em sua casa, como lembra o secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Pimentel de Oliveira 

SONORA: Secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Pimentel de Oliveira

"Então é preciso que todos se comprometam, tenham a consciência que a visita na sua casa é uma rede de proteção. É uma proteção tanto para o morador da casa quanto para os vizinhos das laterais, os vizinhos frontais. Isso é fundamental: a visita domiciliar. Isso amplia a cobertura, amplia a segurança e reestabelece a consciência cidadã que nós temos que ter.” 

REPÓRTER: O governo federal está atuando junto aos estados para acabar com o Aedes. Para reforçar as ações de combate ao mosquito, nos meses de maio e junho, representantes da Sala Nacional de Coordenação e Controle vão visitar todas as Salas Estaduais.

O objetivo das visitas é incentivar a mobilização permanente de ações de combate e controle do vetor, mesmo nos meses mais frios do ano, quando os mosquitos não se reproduzem com a mesma velocidade. 

Para saber mais sobre como se proteger do Aedes e das doenças que ele transmite acesse: combateaede.saude.gov.br

Reportagem, Gabriel Veras

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.