RONCADOR (PR): Cidade oferece segunda dose da vacina contra HPV em três postos de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens entre 11 e 13 anos de Roncador podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV na Unidade de Saúde Central, na Rua São Paulo, ao lado da prefeitura, no posto Jardim Anchieta, na Avenida São Pedro e na unidade do Distrito de Alto São João. As equipes de vacinação estão preparadas para imunizar as meninas e informar sobre a importância da vacinação como prevenção do vírus. Um desses profissionais é a enfermeira Denise Lopes.
 
SONORA: Enfermeira, Denise Lopes
 
“É de extrema importância elas estarem se vacinando para está se prevenindo contra a doença. A vacina não tem reação nenhuma, pelo menos aqui no nosso município a primeira dose que foi feita a gente não observou nenhum caso. Elas podem vir sem medo”.

REPÓRTER: Mesmo com os três pontos de vacinação e o trabalho de conscientização das profissionais de saúde, apenas 20 por cento das meninas tomaram a segunda dose. De acordo com o ministério da Saúde, a jovem não vai ter efeitos colaterais graves com a vacina e pode ter apenas dor no local da aplicação, e em casos raros, febre e dor de cabeça.
A dona de casa Maria Madalena Moreira já levou a filha de 13 anos para tomar as duas doses da vacina.
 
SONORA: Dona de casa, Maria Madalena Moreira
 
“Eu acho que é mais interessante a gente prevenir contra qualquer doença que seja eu acho muito importante. Eu aconselho que todas as mães levem suas filhas para vacinar e quem eu puder conscientizar, com certeza, eu vou fazer a conscientização”.

REPÓRTER: A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção ao vírus HPV. A secretária municipal de saúde, Simone Gonçalves, garante que a imunização é fundamental para o futuro das jovens.

SONORA: 
Secretária municipal de saúde, Simone Gonçalves
 
“Essa vacinação como todas as outras foi desenvolvida buscando evitar esse problema nesse futuro. Para que se possa uma maneira de prevenir esse contagio pelo HPV”.

 

REPÓRTER: Os três postos de vacinação de Roncador funcionam de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde. Para receber a dose as meninas entre 11 e 13 anos precisam levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade. As cidades de Barbosa Ferraz e Farol, que ficam próximas ao município de Roncador, não atingiram a meta de vacinação contra o HPV. Os dois municípios imunizaram somente 19 por cento das jovens na segunda etapa de vacinação.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.