RONCADOR (PR): Apenas 18% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde e de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Roncador

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A vacinação da segunda etapa contra o vírus HPV ainda está baixa no município de Roncador, no Paraná.  Na cidade de 11 mil habitantes, somente 18 por cento das adolescentes de 11 a 13 anos se imunizaram. Segundo o ministério da Saúde, a vacina contra o papiloma vírus é fundamental para prevenir o câncer do colo de útero, terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça que, as meninas devem tomar as três doses da vacina para garantir a imunização.
 
SONORA: secretário de vigilância em saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina de nosso país pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois, ela toma o reforço para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso país”. 

REPÓRTER: Segundo o ministério da Saúde, as jovens que completaram 14 anos e já tomaram a primeira dose devem comparecer a uma unidade de saúde para tomar a segunda. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, garante que, a vacina pode ter efeitos colaterais mas, sem gravidade.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch

“Qualquer vacina, por ser uma injeção, ela pode produzir efeito colateral. Qualquer injeção pode produzir algum tipo de reação inflamatória no local de aplicação. Pode ficar um pouco vermelho, pode ficar um pouco dolorido, no entanto, isso não representa qualquer gravidade. Assim como qualquer injeção pode provocar a reação em quem não gosta, em quem tem medo ou em quem reage a tomar injeção. Pode ser uma reação de dor, pode ser uma reação de nervosismo, pode até ser uma reação de desmaio, que aconteceria com qualquer injeção, e não por ser uma injeção que contém a vacina contra o HPV.”

REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos do município de Roncador devem procurar umas das três unidades básicas de saúde para tomar a segunda dose contra o vírus HPV. A vacina é gratuita, segura e previne as jovens do câncer do colo de útero. As adolescentes podem se vacinar de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. As cidades de Barbosa Ferraz e Farol, que ficam próximas ao município de Roncador, não atingiram a meta de vacinação contra o HPV. Os dois municípios imunizaram somente 19 por cento das jovens na segunda etapa de vacinação.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.