Data de publicação: 14 de Setembro de 2017, 15:00h
A votação precisa estar concluída na Câmara e Senado até 7 de outubro
O plenário da Câmara dos Deputados ainda não conseguiu chegar a um consenso sobre a Reforma Política. Isso porque nesta quarta-feira (13), depois de mais de 11 horas de discussões, a votação da proposta voltou a ser adiada no plenário da Casa. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, admitiu que existem dificuldades para a aprovação da matéria, mas entende que ela é importante para o país.
"Nós vamos construir o equilíbrio no texto. Eu tenho muita esperança, sabendo de todas as dificuldades que a gente tem para votar a reforma, mas ela é importante. Nós temos que tentar construir um caminho para que a sociedade possa ver no Parlamento este instrumento de mudança que a sociedade tanto espera da política brasileira. Ela espera de cada um de nós a possibilidade de entender que esse sistema está esgotado."
Nesta quarta-feira, dois assuntos foram bem comentados no Plenário. Um deles foi a criação de um fundo público de financiamento às campanhas eleitorais e o outro foi a mudança da forma como elegemos deputados e vereadores. O intuito é que, a partir de 2022, valha o sistema Distrital Misto, ou seja, que a metade das vagas sejam preenchidas pelos candidatos mais votados em cada região do Estado e, a outra metade, pelos indicados pelos partidos. Até lá, valeria o Distritão, em que os mais votados em todo o Estado ou município são diretamente eleitos. Durante todo o dia, os líderes partidários tentaram escrever um texto que tivesse os 308 votos necessários para aprovação. Após horas de muita negociação e debate, os maiores partidos decidiram não votar mais nada e a sessão acabou caindo por falta de quórum. A votação precisa estar concluída na Câmara e Senado até 7 de outubro.
Reportagem, Cintia Moreira.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev