RIO VERDE DE MATO GROSSO (MS): Cidade registra duas suspeitas de Zika vírus em gestante

314 gestantes são monitoradas em todo estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  O combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika continua sendo prioridade em Rio Verde de Mato Grosso. Duas grávidas estão sendo monitoradas por apresentarem sintomas da doença que pode causar microcefalia em bebês. Uma já teve a infecção confirmada. Em todo o estado, 314 gestantes aguardam o resultado do exame que confirma ou descarta a infecção pelo vírus. O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica o que é a microcefalia.
 
SONORA: Cid Carvalhaes - neurocirurgião
 
“O crânio desenvolve pouco e, por consequência, o cérebro também desenvolve pouco. E a criança nasce com a cabeça pequena. Isso faz com que ‘aperte’ o cérebro, e o cérebro tenha dificuldade de crescer.”
 
REPÓRTER: O combate ao Aedes em Rio Verde de Mato Grosso não se limita à preocupação com o vírus Zika. A cidade tem quase 190 casos suspeitos de dengue, o que no levantamento da Secretaria de Saúde estadual põe a cidade em um estágio de alta incidência da doença. Em todo Mato Grosso do Sul, além da capital, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas estão entre os municípios mais afetados pelo mosquito. O estado conta com mais de quatro mil agentes de saúde e endemias que eliminam focos do mosquito e informam a população sobre como se prevenir do transmissor. A maneira mais eficaz para se proteger de todas as doenças transmitidas pelo Aedes é impedindo o nascimento do mosquito. Por isso é importante que as famílias permitam o trabalho dos agentes, além de manter uma rotina de, pelo menos uma vez por semana, eliminar possíveis focos dentro de casa, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site  combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.