RIO MARIA(PA): Armazenamento incorreto de água pode favorecer o mosquito

Ao todo, Rio Maria tem oito bairros, mas somente dois deles tem água encanada. Nos demais bairros, as famílias utilizam poço para captar água e armazenam em reservatórios improvisados.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Existe um fator que favorece o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, se repetindo no Pará: a falta de abastecimento de água. Ao todo, Rio Maria tem oito bairros, mas somente dois deles tem água encanada. Nos demais bairros, as famílias utilizam poço para captar água e armazenam em reservatórios improvisados. E é aí que mora o perigo. Essa água parada pode se tornar criadouro do mosquito. Para complicar, Rio Maria possui uma quantidade pequena de agentes comunitários em serviço. São 62 agentes de saúde e nove de endemias. Por isso a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Maria, Janaina Lima, destaca a importância da população no combate.
 
TEC/SONORA: Janaina Cristina Lima, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Maria (PA) 
 
”Tem bairro aqui que tem água encanada, mas a água só vai duas vezes ao dia. Então, eles fazem acúmulo de água em latões, em caixa d’água. A gente não tem gente para estar passando, igual os agentes comunitários mensalmente, o trabalho de endemias é diferente. É, tomar consciência de que fica assim, muito difícil o trabalho.”
 
LOC: Maria Nercília e sua família estão atentas a esses cuidados. No início deste ano, ela, a mãe e a filha tiveram Chikungunya e não querem passar mais por isso. Nercília conta que, além dos cuidados em casa, é preciso que todos participem também.
 
TEC/SONORA: Maria Nercília de Castro, Funcionária Pública
 
“Eu moro com meus pais e eles são muito caprichosos nessa questão do combate ao mosquito. A gente aqui é muito cuidadoso. Aqui em casa sempre tivemos muito cuidado. Tem que partir de cada um. O povo tem que fazer a sua parte também, que não adianta, né?”
 

LOC: Viu só? Não dá para contar com a sorte. A sua participação é fundamental no combate ao mosquito transmissor da Dengue,Chikungunya eZika. Essas doenças podem deixar sequelas muito graves para você e sua família. Juntos podemos vence-lo. Saiba mais na internet. Acesse o sitesaude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.