RIO GRANDE (RS): Casos de Tuberculose no município preocupam

Salvar imagem

LOC: Os índices de Tuberculose no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, tornaram-se uma preocupação para as autoridades de saúde do estado. Foram registrados 71 casos a cada 100 mil pessoas, mais que o dobro da média nacional.É preciso ficar atento a qualquer sintoma relacionado à Tuberculose. Apesar do número alto de casos, a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Rio Grande, Bárbara Medeiros, avalia que o diagnóstico tem sido mais eficaz. Assim, os pacientes podem iniciar o tratamento de maneira mais rápida e diminuir o risco de transmissão.

TEC./SONORA: Bárbara Medeiros, coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Rio Grande.


“Agora têm até crescido mais os diagnósticos. E, para nós, seria excelente, porque isso significa que os casos que estão soltos estão sendo diagnosticados e tratados. O município tem por meta que as enfermeiras de unidades básicas podem solicitar baciloscopia, caso o paciente chegue comsuspeita de Tuberculose. Não precisa nem aguardar a investigação médica. O próprio enfermeiro pode solicitar.”

LOC: É a segunda vez que a dona de casa Iorlene Benguá, 50 anos, tem Tuberculose.Moradora de Rio Grande, ela achou que se trataria de uma crise de bronquite, mas acabou recebendo um diagnóstico diferente.

TEC./SONORA: IorleneBenguá, dona de casa.

“Agora faz um mês que eu estou me tratando novamente. Após nove anos me atacou novamente. Está sendo mais tranquilo, tanto é que eu não tive os sintomas, febre, fraqueza, que dá o emagrecimento. Esses sintomas eu não tive, só a canseira. Tanto é que eu fui me consultar pra tratar a bronquite asmática.”

LOC: O Ministério da Saúde informa que, se o tratamento for feito adequadamente, a chance de uma volta da Tuberculose é pouco comum. Condições crônicas, como diabetes, tabagismo, etc podem favorecer a recorrência da doença.Os sintomas da Tuberculose precisam ser investigados o quanto antes.Quem tem tosse por mais de três semanas deve procurar uma unidade de saúde. Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas em saude.gov.br.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.