RIO GRANDE DO SUL: Tratamento completo é eficaz contra a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Tosse por mais de quatro semanas, cansaço frequente, falta de apetite e emagrecimento em excesso podem ser sintomas de Tuberculose, uma doença que afeta 37 em cada 100 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Mas existe tratamento gratuito, com grandes chances de cura e oferecido na rede pública de saúde. Para iniciar o tratamento, é necessário procurar atendimento médico assim que as suspeitas surgirem, conforme explica Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

TEC./SONORA: Denise Arakaki coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento tem que ser feito o mais precocemente possível, porque quando tratamos, o individuo deixa de contaminar outras pessoas nas próximas duas semanas. Então, para proteger seus familiares e sua rede de contatos é recomendável que se inicie o tratamento o mais precocemente possível. Além disso, o tratamento faz com que as condições clínicas do individuo se revertam rapidamente, o paciente volta a ganhar peso, volta a ater mais disposição para o trabalho.”

LOC: Porto Alegre registrou 80 casos de Tuberculose a cada 100 mil habitantes e ficou em quarto lugar entre as capitais com maior incidência.
O Rio Grande do Sul tem a quarta maior taxa de infecção por Tuberculose e os maiores números de abandono de tratamento. Por esse motivo, os índices de cura da doença chegam a 65%, enquanto o estipulado pela Organização Mundial da Saúde é de 85%. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lembra que o paciente precisa procurar a rede pública o mais rápido possível.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“É importante identificar a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Então fazemos aqui um apelo aos familiares, aos amigos das pessoas portadoras de Tuberculose que estimulem as pessoas a buscar o tratamento.”

LOC: Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas no site: saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.