RIO GRANDE DO SUL: Escolas do município participam de gincana contra o mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Das unidades da federação, Rio Grande do Sul é o estado com a menor taxa de incidência de Dengue no Brasil. Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o estado gaúcho tem 27,8 casos para cada 100 mil habitantes. Mesmo tendo o menor nível da doença no país, as secretarias estaduais de saúde e educação se uniram para criar uma gincana, envolvendo todas as escolas do estado. A subsecretária de Vigilância em Saúde do estado, Marilina Bercini, explica como surgiu a ideia de fazer o evento.

TEC/SONORA: Marilina Bercini, subsecretária de Vigilância em Saúde.

“A secretaria estadual de educação propôs uma parceria conosco, a gente reforça os conteúdos e montamos as gincanas. As escolas irão montar equipes e se habilitar para responder uma série de quesitos que a gincana propõe. A equipe que tiver o maior número de pontos será premiada, para incentivar a participação.”

LOC: A subsecretária explica que, o objetivo da gincana é aprofundar o tema nos alunos para que a informação tenha mais possibilidades de chegar às residências de todo o estado, envolvendo colégios públicos e privados.

TEC/SONORA: Marilina Bercini, subsecretária de Vigilância em Saúde.

“A gente sabe da importância do aluno levando a informação dentro da família e da própria comunidade. Então, surgiu essa ideia do conteúdo trabalhado dentro de sala, com as escolas municipais e particulares, para intensificar esse trabalho, que é interativo e visa de maneira lúdica formar a consciência, na criança e nos seus familiares, de controlar o mosquito.”

LOC: Não há dúvidas de que essa gincana irá auxiliar no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Quer saber como ajudar e evitar a proliferação do mosquito? Acesse saude.gov.br/combateaedes e tire as suas dúvidas.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.