RIO GRANDE DO SUL: Cerca de 140 mil gestantes devem ser vacinadas contra coqueluche no estado

Cerca de 140 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche no Rio Grande do Sul. A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio- 01'46''

REPÓRTER: Cerca de 140 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche no Rio Grande do Sul.A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o objetivo dessa imunização é reduzir as mortes de recém nascidos provocadas pela coqueluche

SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro

"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche". 

REPÓRTER: A coordenadora do programa de imunizações do estado do Rio Grande do Sul, Tany Ranieri, acredita que a introdução da vacina contra a coqueluche voltada para as gestantes é um avanço.

SONORA: coordenadora do programa de imunizações do estado do Rio Grande do Sul – Tany Ranieri

"A vacinação da gestante ela vem num momento muito oportuno, essa vacinação vai garantir uma passagem de anticorpos suficiente de modo que possa levar proteção antes de iniciar o esquema básico de vacinação para esse nossos bebês. Sem dúvida nenhuma essa vacinação é um avanço muito importante do programa nacional de imunizações".

REPÓRTER: A vacina contra coqueluche voltada para as gestantes vai imunizar cerca de três milhões de mulheres e mais de 300 mil profissionais de saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais, acesse:www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.