Tempo de áudio- 01'46''
REPÓRTER: Cerca de 140 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche no Rio Grande do Sul.A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o objetivo dessa imunização é reduzir as mortes de recém nascidos provocadas pela coqueluche
SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro
"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche".
REPÓRTER: A coordenadora do programa de imunizações do estado do Rio Grande do Sul, Tany Ranieri, acredita que a introdução da vacina contra a coqueluche voltada para as gestantes é um avanço.
SONORA: coordenadora do programa de imunizações do estado do Rio Grande do Sul Tany Ranieri
"A vacinação da gestante ela vem num momento muito oportuno, essa vacinação vai garantir uma passagem de anticorpos suficiente de modo que possa levar proteção antes de iniciar o esquema básico de vacinação para esse nossos bebês. Sem dúvida nenhuma essa vacinação é um avanço muito importante do programa nacional de imunizações".
REPÓRTER: A vacina contra coqueluche voltada para as gestantes vai imunizar cerca de três milhões de mulheres e mais de 300 mil profissionais de saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais, acesse:www.saude.gov.br
Reportagem, Karina Chagas