RIO GRANDE DO NORTE: 99% das vagas do programa Mais Médicos já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O balanço das três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano mostra que  99% das vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Norte foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Isso significa que das 91 vagas solicitadas pelos municípios do estado, 90 já estão ocupadas por médicos preparados para atender as pessoas que mais precisam de atendimento em saúde.  O ministro da Saúde, Arthur Chioro, comemora os resultados do programa.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“O programa Mais Médicos criado em 2013 já começa a produzir os resultados esperados, no sentido de ampliar o processo de fixação de profissionais médicos na atenção básica nas regiões de mais difícil acesso. Fazendo efetivamente interiorização e garantia de atendimento para as populações mais vulneráveis, que mais dependem do SUS. Nós estamos dando um passo significativo para poder garantir a toda à população brasileira o direito a atenção básica, a saúde”. 
 
REPÓRTER: A coordenadora da Comissão Estadual do Provab/Mais Médicos no Rio Grande do Norte, Claudia Frederico, conta como a população do estado  recebeu os  profissionais brasileiros do programa Mais Médicos.
 
SONORA: coordenadora da Comissão Estadual do Provab/Mais Médicos no Rio Grande do Norte - Claudia Frederico
 
“A população, ela percebe agora que pode ser diferente a chegada do Mais Médicos, a necessidade que existia dos serviços, dessa demanda. Ela tem sido muito bem aceita porque eles estão tendo a oportunidade de ver como uma medicina ela pode funcionar de verdade. Então, essa receptividade é muito boa e está tornando a população mais exigente. Ela está agora querendo que os que não trabalham dessa forma, passam a trabalhar dessa forma.”
 
REPÓRTER: Nas três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano, 92% das vagas ofertadas em todo o país já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. O Mais Médicos em 2014 beneficiou 50 milhões de brasileiros que sofriam com a falta de atendimento em saúde. Para se ter uma ideia, foram 14.462 médicos atuando em mais de três mil municípios.  Este ano, o Governo Federal pretende garantir a assistência à saúde de aproximadamente 63 milhões de pessoas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

 

Repórter, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.