RIO DE JANEIRO: Secretaria estadual reunirá equipes municipais para discutir mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Até agora, mais de 158 mil casos de Dengue, Chikungunya e Zika foram registrados em todo o estado do Rio em 2016. Os números são da Secretaria Estadual de Saúde e confirmam a necessidade de uma ação integrada entre estado e municípios. O superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Mario Sérgio Ribeiro, informa que já estão agendadas reuniões entre o governo do estado e as equipes de saúde dos 92 municípios fluminenses. Segundo Mário Sérgio Ribeiro, representantes do governo do estado vão visitar todas as cidades e identificar as necessidades de cada uma.

TEC/SONORA: Mario Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância em Saúde, do Rio de Janeiro
 
“No início de janeiro, temos um planejamento de visitar todas as regiões para fazer um reforço com os municípios considerando a mudança de gestão, que é um período de adaptação do novo gestor, vamos conversar com as equipes novas para alertar sobre todos os riscos. O governador também vai fazer uma reunião com os prefeitos, convidando as equipes de saúde, para poder colocar a situação da saúde em cada município.”


LOC: O superintendente de Vigilância em Saúde do estado garante que haverá reforço no combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika em todos os municípios.Ribeiro lembra que, se a população reservar apenas alguns minutinhos por semana para verificar se há água acumulada em casa estará combatendo as três doenças.
 
TEC/SONORA: Mario Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância em Saúde, do Rio de Janeiro
 
“A questão do controle, é o mesmo da Dengue, Zika e Chikungunya, o mosquito é o mesmo, o mecanismo de transmissão é o mesmo. A gente precisa trabalhar aquela campanha dos 10 minutos salvam vida, por semana, porque agora são três vírus circulando, transmitidos pelo mesmo vetor, e se você combate um vetor você combate três doenças. Então, essa parte a gente não pode perder de vista.”


LOC: Faça a sua parte para evitar que o mosquito se reproduza dentro da sua casa. Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas para evitar focos em sua residência.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.