Data de publicação: 09 de Março de 2016, 23:12h
REPÓRTER: Mil e 115 escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro participam da Semana da Saúde na Escola com combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Em todo o estado do Rio de Janeiro, mais de um milhão de estudantes, em mais de três mil escolas de 86 municípios, estão envolvidos. Os estudantes vão ter atividades com as equipes de saúde da Atenção Básica e com coordenadores da campanha de combate ao inseto da capital, com objetivo de aprender a identificar e exterminar possíveis criadouros do mosquito. A coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro, Dilma Cupti, destaca a importância da participação dos estudantes no combate ao Aedes.
SONORA: coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro, Dilma Cupti
“Nós temos que aproveitar esse potencial da criança como um potencial multiplicador. A criança também está aprendendo cidadania, na hora em que a gente trabalha esse tema.”
REPÓRTER: Ao todo, cerca de 650 mil de estudantes do Rio de Janeiro devem participar da Semana da Saúde na Escola com combate ao Aedes. A Coordenadora do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, Michele Lessa, explica que, as informações repassadas em sala de aula vão ser levadas pelos estudantes e toda a família vai poder também combater o mosquito, em casa.
“Sem dúvidas, os escolares têm um grande potencial em influenciar as famílias, em trabalhar a promoção da saúde junto às famílias. Então, este ano, estaremos trabalhando tanto a parte de mobilizar para a retirada de espaços de criação do Aedes das casas, quanto para a orientação mesmo, das crianças e dos seus familiares na prevenção do Aedes aegypti.”
REPÓRTER: Nas ruas do Rio de Janeiro, mais de três mil agentes estão combatendo o Aedes. Os bairros com grande infestação do mosquito são: Bangu, Realengo e o Complexo do Alemão. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Em todo país, mais de 188 mil escolas de Educação Básica, 63 universidades federais e 40 institutos Federais e de Educação Técnica estão mobilizados contra o Aedes, segundo o Ministério da Educação. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.
Reportagem, Ana Freire
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev