RIO DE JANEIRO: Ministério da Saúde promove ações para diminuir casos de malária no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em 2016, foram notificados quase 130 mil casos de malária no Brasil. Destes, o Rio de Janeiro registrou 51 casos da doença. Porém, o número de pessoas infectadas tem diminuído em todo o Brasil por conta das ações do Ministério da Saúde, que tem atuado na prevenção e controle da doença. Para alertar a população sobre a importância da prevenção e o incentivo ao tratamento, o Ministério da Saúde aproveitou o Dia Mundial da Malária, lembrado na última terça-feira (25), para lançar uma campanha com o slogan “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, esse esforço tem o objetivo de reduzir os casos de malária no país.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Estamos caminhando de forma determinada para reduzir ao máximo a malária, como uma das endemias que afeta o nosso sistema de saúde público. O Ministério da Saúde não tem medido esforços para controlar, prevenir a doença no país. As ações em conjunto com Estados e Municípios têm demonstrado resultados muito positivos a cada ano. E queremos, evidentemente, com isso, transformar em uma doença controlada pelo nosso sistema de saúde público”.

REPÓRTER: Ainda de acordo com o ministro Ricardo Barros, a meta do Ministério da Saúde é alcançar até 2019, no máximo, 100 mil casos da doença em todo o Brasil. Para saber mais sobre as ações de combate à malária acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br.

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.