RIO DE JANEIRO: Mais municípios são incorporados ao cinturão de bloqueio contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro aumentou, recentemente, a área de vacinação de bloqueio contra a febre amarela. Segundo a pasta, com a adição de nove novos municípios, agora são 30 cidades pertencentes ao bloqueio, todas em região de divisa com o sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais, áreas que sofrem com o surto da doença. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Alexandre Chieppe, o municípios de Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Santa Maria Madalena, São José de Ubá, São Sebastião do Alto e São Fidélis receberão um reforço de 150 mil vacinas, quantidade que será distribuída entre as cidades. Segundo o subsecretário, o aumento do cinturão de bloqueio se dá por conta do avanço dos números de casos registrados em Minas Gerais, próximos às cidades fluminenses.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do estado.

“Com a aproximação do surto de Minas Gerais e Espírito Santo na região, essa região ficou muito vulnerável. É uma região de característica predominantemente rural, com áreas importantes de preservação de mata, com área silvestre importante e com uma população totalmente desprotegida. Nós estamos observando a ocorrência de casos suspeitos e confirmados, tanto em humanos quanto em primatas, muito forte nessa região.”


LOC.: Segundo Chieppe, o acréscimo de municípios no programa de vacinação de bloqueio à febre amarela no estado não significa que a doença encontrou uma maior chance de entrar no Rio de Janeiro. O subsecretário explica que a decisão de incluir esses novos municípios, que fazem parte da região noroeste do estado, já fazia parte do planejamento desde o início.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do estado.

“A Secretaria Estadual de Saúde já havia tomado a decisão de fazer a vacinação de todos os municípios que fazem fronteira com Minas Gerais, e em uma terceira etapa, nós traçamos diversos cenários, e essa terceira etapa estava prevista a vacinação dos municípios da região noroeste.”


LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, a preferência para a vacinação é da população que vive em zona rural e que não tenha tomado duas doses da vacina antes. Segundo a pasta, as duas doses são suficientes para garantir uma proteção por toda a vida. A febre amarela pode causar, em seu estágio inicial, febre alta, cansaço, calafrios, dor de cabeça e dor muscular, podendo evoluir para amarelamento de olhos e pele, hemorragias e inatividade de fígado e rins. Se você mora na zona rural de um município próximo a Minas Gerais e Espírito Santo, confira seu cartão de vacinação e, caso ainda não tenha tomado a primeira ou segunda dose da vacina, previna-se. Para maiores informações, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.