RIO DE JANEIRO: Estado diminui casos de Dengue

Salvar imagem

...

LOC: Os casos de Dengue no Rio de Janeiro caíram significativamente em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da secretaria de Saúde do Estado, entre janeiro e março de 2017 foram registrados 1.469 casos, uma queda de mais de 86% em relação ao mesmo período de 2016. De acordo com o subsecretário da pasta, Alexandre Chieppe, as ações de combate ao mosquito transmissor são decisivas para a diminuição de casos da doença.      

 TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Saúde.

 “Por conta do risco da entrada de Chikungunya e ainda do risco de Dengue em alguns municípios, nós intensificamos as ações de mobilização tanto da população quanto das prefeituras no controle já no final de 2016, para a gente entrar em 2017 um pouco mais tranquilo”

 LOC: Embora os números de notificações de casos de Dengue e dos índices de infestação tenham diminuído, o subsecretário de Saúde do Rio de Janeiro Alexandre Chieppe pede que os cuidados continuam, já que os vírus Zika e Chikungunya ainda representam riscos.

 TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Saúde.

 “Nós vivemos esse cenário de aumento de casos de Chikungunya no ano de 2016 e nós esperávamos um aumento dos casos em 2017, o que não ocorreu. Alguns fatores como a diminuição da população do mosquito, fatores ambientais como diminuição da temperatura e a questão das chuvas também contribuíram para a diminuição de casos. O alerta continua, parte da população do Rio de Janeiro não tem imunidade contra o vírus Chikungunya. Por isso a importância de criar uma cultura de controle do mosquito.”

 LOC: Como Alexandre Chieppe explica, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro tem como maior desafio a conscientização da população.

 TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Saúde..

 “É um mosquito que vive dentro da casa das pessoas. Ele tá bem adaptado aos criadores artificiais, como reservatórios de água, piscinas mal cuidadas, vasos de plantas em que não há o cuidado adequado para evitar a proliferação do mosquito. Portanto se não houver a participação da população, certamente não haverá sucesso na implementação das políticas de controle.”

 LOC: Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.