RIO DAS OSTRAS (RJ): Município vai contar com o apoio da Defesa Civil e do Exército Brasileiro para combater a Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Saúde reconhece que a Chikungunya é a grande preocupação deste ano e os moradores de Rio das Ostras devem ficar atentos com o mosquito transmissor da doença. Segundo o Ministério, poucas pessoas tiveram a doença nos últimos dois anos, e por isso a maioria da população não está imune, como explica o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“A previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade em casos de Zika e aumento de casos de Chikungunya. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito e tratar de forma mais específica estes doentes. Então, acredito que este ano temos mais tecnologia para combater esta epidemia.”

LOC.: O consultor do Ministério da Saúde, Kleber Luz, fala um pouco mais sobre os sintomas da Chikungunya.

TEC./SONORA: Kleber Luz, consultor do Ministério da Saúde

“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas com coceira no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode ter náuseas, vômito... mas o que marca a doença é a capacidade de comprometer as juntas. Então, as articulações, tanto da coluna, como punho, joelho, tornozelo podem ficar muito inflamados, com inchaços e uma dor incapacitante.”

LOC.: Para evitar uma epidemia de Chikungunya em Rio das Ostras, será feita uma força tarefa com mutirões em cinco localidades críticas, como explica o secretário de Saúde do município, Marcelino Borba.

TEC./SONORA: Secretário de Saúde de Rio das Ostras, Marcelino Borba


“Nós temos que fazer um mega mutirão nestas regiões críticas que é: Nova Esperança, Nova Cidade, Âncora, Palmital e Nova Aliança.”

LOC.: Além dos agentes de combate ao mosquito que transmite também Dengue e Zika, Rio das Ostras também conta com o apoio da Defesa Civil, e agora também vai ter ajuda do Exército, como explica o responsável pela Vigilância em Saúde, Maycon Prata.

TEC./SONORA: Maycon Prata, responsável pela Vigilância em Saúde de Rio das Ostras

“Há dois anos, trabalhamos com um grupo de 10 a 15 agentes da Defesa Civil diretamente na visita domiciliar e com os militares, é uma média de 70 a 80 militares, que estarão realizando visitas domiciliares, junto aos nossos agentes, agora a partir de fevereiro, até julho.”

LOC.: Rio das Ostras registrou no ano passado 102 casos suspeitos de Chikungunya, mas apenas 59 foram confirmados. Neste ano, já foram notificados dois casos. Mobilize você também a sua família, seus amigos, colegas de trabalho para eliminar os focos do mosquito... afinal, cuidados simples e de rotina, podem salvar uma vida. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.