RIO 2016: Paraquedistas militares vão atuar em locais estratégicos para segurança nas Olimpíadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de dois mil e 200 militares da brigada de paraquedistas do Exército brasileiro vão estar a postos para fazer a segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os militares vão cuidar de locais estratégicos, como estações de energia, estradas e pontos turísticos.
 
A base dos paraquedistas será em Deodoro, na zona Oeste da cidade, onde acontecem as competições de rugby, hóquei sobre grama, hipismo, pentatlo moderno, tiro esportivo, ciclismo mountain bike e ciclismo BMX, além das disputas de canoagem slalom e das partidas de basquete.
 
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, lembrou que, durante as competições, será montado um centro internacional de inteligência para abrigar os serviços de inteligência de diversas nações do mundo.
 
SONORA: Raul Jungmann, ministro da Defesa
“Estamos trabalhando com os principais serviços de inteligência de todo o mundo. Pela primeira vez em uma olimpíada, nós vamos ter um centro internacional de inteligência. E, até agora, nós temos confirmada a presença de representantes de agências e sistemas de inteligência de 106 países”. 
 
REPÓRTER: Aproximadamente 41 mil militares das Forças Armadas vão atuar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desse total, 21 mil estará no Rio de Janeiro. Desde o dia 4 de julho, a Força Nacional de Segurança assumiu o controle nas aéreas de competição. Os agentes de segurança, de defesa civil e de ordenamento urbano vão estar reunidos em 50 instalações olímpicas diferentes no Rio de Janeiro e nas cidades que vão sediar as partidas de futebol.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.