RIO 2016: Fundadora de projeto social carrega tocha olímpica pelas ruas de Valença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A passagem da tocha olímpica por Valença foi especialmente marcante para a professora de educação física Gilcelia Barbosa. Há 23 anos, ela mantém um projeto social em que ensina ginástica rítmica para crianças e adolescentes carentes. A iniciativa, que atende cerca de 200 alunos da zona rural e urbana da cidade, tem sido reconhecida em todo o país. Em 2010, a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica foi até Valença conhecer o projeto mantido por Gilcelia. Em 2011, o governo da Bahia doou um tapete oficial para o treinamento dos atletas. Por tudo isso, Gilcelia Barbosa foi uma das escolhidas para carregar a chama olímpica pelas ruas de Valença.
 
SONORA: Gilcelia Barbosa, professora de educação física
“Eu não estou nem acreditando no que estou vivendo aqui. Está sendo muito importante, um marco para história da cidade, um marco para a minha história. Vai ficar um legado para a minha família e para todas as minhas atletas. Então, a tocha olímpica estar aqui e eu ser uma condutora é a realização de um sonho que supera todas as expectativas de tudo o que a gente já pensou. Está sendo lindo demais”.
 
REPÓRTER: Gilcelia Barbosa foi a última pessoa a conduzir o símbolo olímpico pelas ruas de Valença. Antes dela, 31 pessoas participaram do revezamento, em um percurso de aproximadamente seis quilômetros e meio. A tocha passou a noite na cidade e seguiu, nesta segunda (23), para Lençóis. Na Bahia, o revezamento segue até o dia 26 de maio, passando, ainda, por Salvador, Paulo Afonso e Feira de Santana.
 
Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.