REPÓRTER: O recém inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi palco, nesta terça-feira, do anuncio dos atletas convocados para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, com 278 atletas, sendo 181 homens e 97 mulheres, esta será a maior delegação da história do esporte paralímpico brasileiro.
Além dos 44 esportistas consagrados e conhecidos pelo público como o nadador Daniel Dias e a velocista Terezinha Guilhermina, estão na lista, muitos novatos, como Vagner Batista, do vôlei sentado. O levantador afirma que a convocação é a realização de um sonho.
SONORA: Vagner Batista, vôlei sentado
“A realização de um sonho. Eu corri atrás em dois ciclos olímpicos. É a confirmação de todo esforço.”
REPÓRTER: O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons. E pela primeira vez, a delegação brasileira vai ser representada em todas as 22 modalidades que compõem o programa paralímpico.
A meta do CPB é que o país fique entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. Na última edição das Paralimpíadas, em Londres 2012, o Brasil terminou na sétima colocação geral, após conquistar 43 medalhas: 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze.
O experiente Daniel Dias, com quatro medalhas de ouro em Pequim 2008 e seis medalhas de ouro em Londres 2012, comenta que em 2016, o evento já começa de forma especial.
SONORA: Daniel Dias, atleta
“Essa paralimpíada é diferente. A gente recebia a convocação pela internet, esperando ver o nosso nome lá no site do comitê. Hoje a gente vai ter um anuncio. A gente vê que o esporte paralímpico tá evoluindo e crescendo. O bom momento que o esporte paralímpico está passando e fico feliz por fazer parte deste momento.”
REPÓRTER: Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontecem de 07 a 18 de setembro. A abertura será realizada no estádio do Maracanã.
Reportagem, Michelle Abílio