RIO 2016: Depois de passar por 12 cidades, Tocha Olímpica se despede do Ceará

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Depois de três dias de revezamento, passando por 12 cidades cearenses, a Tocha Olímpica deixou o estado na tarde desta quinta-feira (9). As últimas cidades a receberem a chama foram Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha. Ao todo, foram cerca de 800 quilômetros de percurso, sempre com a presença de um grande número de pessoas.
 
A cultura do Ceará também esteve representada durante todo o revezamento, com apresentações de fanfarras, quadrilhas juninas e capoeira. O símbolo olímpico foi carregado por muitas personalidades do esporte, como o triatleta Érick de Vasconcelos, que conduziu o chama em Fortaleza. Atletas amadores e de esportes não olímpicos também tiveram a oportunidade de carregar a tocha. É o caso de praticante de kitesurf Alexandre Barth, que participou do revezamento em Sobral. Ele conta que, quando ficou sabendo que iria participar da cerimônia, não conseguiu dormir tamanha a expectativa.
 
SONORA: Alexandre Barth, atleta de kitesurf
 
“Quando eu recebi o e-mail dizendo que eu ia carregar a tocha, era uma hora da manhã e eu fiquei dançando até às seis horas da manhã. A noite interia e sem música para não acordar a patroa. É uma emoção muito grande. Eu gosto muito de historia, conheço bem a historia da tocha. É uma integração entre o Olimpo e a realidade. Então, realmente é um reconhecimento do destino”.
 
REPÓRTER: O revezamento da Tocha Olímpica começou no dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia, e chegou ao Brasil no dia três de maio, pousando na capital federal. A chama segue pelo país até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
 
O símbolo olímpico chega ao Piauí ainda nesta quinta-feira e passa a noite na cidade de Parnaíba. Amanhã, é a vez do Parque Nacional das Sete Cidades, de Piripiri e de Campo Maior. O dia termina na capital, Teresina.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.