RIO 2016: Circuito de Atletismo e Natação define últimas vagas para Jogos Paralímpicos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 600 atletas paralímpicos disputaram, no último fim de semana, a terceira etapa do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Desde sexta-feira, os atletas das duas modalidades brigavam pelas últimas vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
No atletismo, destaque da competição foi Silvania Costa de Oliveira, do salto em distância classe T11, cego total, que bateu o recorde mundial na modalidade com 5,46m, 12 cm a mais que a melhor marca. A atleta comemora o novo índice.
SONORA: Silvania Costa, salto em distância
“Eu to muito feliz, é um trabalho que a gente vem fazendo, eu bati o recorde brasileiro, o recorde sulamericano. Fui campeão paramericana. Fui campeã mundial. Eu sou uma atleta que busco sonhos e consigo realizar.”
REPÓRTER: Para o coordenador técnico da seleção brasileira de atletismo paralímpica, Ciro Winkler, a competição foi importante para definir as últimas vagas paralímpicas.  A convocação da equipe final será feita na próxima terça-feira.
SONORA: Ciro Winkler, coordenador técnico da seleção brasileira de atletismo paralímpica
 “Nós temos uma número muito maior de atletas com índices do que o número de vagas. Temos 61 vagas, estamos usando o ranking mundial para completar as vagas no masculino e feminino.”
REPÓRTER:  Já nas piscinas o destaque ficou com as irmãs Beatriz e Debora. Elas nasceram com uma leve deficiência intelectual e competem juntas na categoria S14. E Beatriz levou a melhor, quebrando o recorde brasileiro que pertencia à irmã nos 200m livres, Bia fez 2min27s, resultado que a deixa perto da convocação.
Os Jogos Paralímpicos serão disputados de 07 a 18 de setembro. A convocação final da equipe paralímpica que vai disputar os Jogos sai nesta terça-feira.
Reportagem, Michelle Abílio 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.