RIO 2016: Arenas Cariocas vão ser legados olímpicos para o Judô e outras modalidades

Arenas vão servir de legados para eventos, atletas de alto rendimento e jovens

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aurélio Miguel, Flávio Canto, Rogério Sampaio, Carlos Honorato, Tiago Camilo, Sarah Menezes, Felipe Kitadai. Esses são apenas alguns dos nomes de brasileiros medalhistas olímpicos no Judô em diferentes categorias. Para se ter uma ideia, desde a edição dos jogos Los Angeles, em 1984, o Brasil tem pelo menos um representante no pódio. Igor Pereira, de 23 anos, nasceu em uma família de judocas. Ele e os cinco irmãos praticam a modalidade. Atualmente, Igor e a irmã, Jéssica, disputam vagas nas olimpíadas desse ano. O judoca afirma que um fator tem motivado ainda mais os seus treinamentos, a Arena Carioca 2. O local vai receber as competições de Judô, Luta Olímpica e bocha paralímpica. A arena, localizada na Barra da Tijuca, fica a poucos minutos da casa do lutador, que participou do evento teste do local. Igor conta o que achou do espaço que, após os Jogos Olímpicos, vão servir de arena de treino para o Judô e outras modalidades.
 
 
 
SONORA: Igor Pereira – Judoca                                                                  
 
“Eu participei (do evento teste) e fiquei em terceiro lugar. A estrutura é muito boa. Pelo o que eu li a respeito da Arena Carioca 2, ela vai ficar montada. Um espaço considerável, apropriado para o Judô.”
 
 
 
REPÓRTER: O espaço tem 95 salas, 31 banheiros, seis vestiários e cinco elevadores. A estrutura é consolidada em 729 estacas e a cobertura é composta por 26 treliças metálicas sustentadas em 28 pilares, formando um vão de 85 metros. Após os Jogos Olímpicos, as arquibancadas temporárias vão ser substituídas por salas de treinamento. Vestiários, salas para os treinadores e uma loja de material esportivo também estão no projeto. Além das artes marciais, os praticantes de tênis de mesa, tiro com arco, handebol, futsal, basquete, vôlei e ginástica também vão ser beneficiados. Nas outras duas arenas o conceito é semelhante. A Arena Carioca 1 vai ser o Centro Olímpico de Treinamento, destinado para atletas de alto rendimento e também vai receber eventos como shows, feiras e exposições. Já a Arena Carioca 3 vai sediar do Ginásio Experimental Olímpico, uma escola vocacional para o esporte com capacidade para até mil alunos em tempo integral, o maior nesse modelo da cidade. Além dos estudantes, jovens de programas sociais que queiram praticar as modalidades também vão poder utilizar o local, que vai poder atender até quase 10 mil pessoas por mês. O presidente da Federação Carioca de Judô, Francisco Grosso, avalia a qualidade das arenas onde as competições vão acontecer.
 
 
 
SONORA: Francisco Grosso – Presidente da federação carioca de Judô
 
“(O padrão) é internacional. Eu estive nas Olimpíadas de 2014 em Londres e nós não vamos perder em nada para as estruturas em termos de conforto, de apoio. É de primeiro mundo. Estão de parabéns. A realização dos jogos são um momento ímpar na história do Rio de Janeiro, é inquestionável a questão da qualidade , do carinho com que foi feito as instalações.”
 
 
 
REPÓRTER: O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, revela o que aguarda dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
 
 
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro
 
“É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossa regiões. Dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento.”
 
 
 
REPÓRTER: As arenas estão dentro da infraestrutura do Parque Olímpico, que também engloba, por exemplo, a Vila dos Atletas e o Hotel. O investimento faz parte da Parceria Público Privada e teve um investimento de mais de um bilhão e meio de reais.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.