RIBEIRÃO PIRES (SP): Município recebe reconhecimento por ações de combate à Tuberculose

Salvar imagem

 

LOC: A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu menção honrosa no 7º Prêmio David Capistrano, em reconhecimento ao trabalho de combate à Tuberculose. O prêmio foi dado aos melhores projetos apresentados na 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que faz parte da programação do 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O projeto vencedor chama-se “Driblando a Tuberculose na Escola Ribeirão Pires”. Por meio dele, coordenadores pedagógicos e professores das 17 turmas do ensino fundamental I e II foram capacitados para trabalharem o tema prevenção à Tuberculose. De acordo com a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada da Prefeitura de Ribeirão Pires, Nanci Garrido Butin, após os professores passarem informações para os alunos, foram feitos trabalhos apresentados posteriormente em uma amostra cultural.

 

TEC/SONORA: Nanci Garrido Butin, a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada da Prefeitura de Ribeirão Pires..

 

“A escola organizou uma amostra cultural, chamou a comunidade, os pais, todo mundo da escola e nós fizemos uma premiação. Os alunos produziram cartazes, música, peça de teatro, rap... foi um retorno muito positivo! A escola inteira se mobilizou para isto. E aí nós apresentamos este trabalho neste congresso dos secretários. Este ficou entre os dez que receberam a menção honrosa.”

LOC: Em março, a Prefeitura também realizou a 1ª Campanha dos Sintomáticos Respiratórios do ano. Durante a ação, os profissionais de saúde buscaram identificar pessoas com possibilidade de estarem cvom a Tuberculose. Informações sobre a doença, como diagnóstico e de tratamento, também foram reforçadas durante a campanha. Você sabia que cerca de 70 mil pessoas são notificadas por ano com a doença aqui no Brasil? A Tuberculose se não for tratada é a doença que mais mata no mundo todo! Quem dá mais detalhes sobre a doença é a coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki.

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“A Tuberculose é uma doença que não é periódica, ela não é sazonal. Então ela pode acontecer no inverno, no verão, na primavera, no outono e ela não tem um sintoma único, que a gente possa garantir que é Tuberculose. O sintoma que chama atenção para a Tuberculose é a tosse e a população, muitas vezes, também não valoriza a tosse como um sintoma, como um sinal de alerta para a Tuberculose. Além disso, a Tuberculose é uma doença de progressão lenta. Mesmo com a tosse, a Tuberculose pode levar meses para o real adoecimento da pessoa.”

 

 

LOC: Fique atento! Tossir por mais de três semanas pode ser um sinal de Tuberculose. Além disso, a pessoa tem falta de apetite, perda de peso, suor durante a noite e febre. A Prefeitura de Ribeirão Pires registrou 28 casos de Tuberculose na cidade em 2016 e, neste ano, até o início do mês de abril, foram registrados três casos. Para mais informações acesse saude.gov.br. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.