RIANÁPOLIS (GO): A infestação do mosquito da Dengue passa para estado de alerta, no município

Segundo o último relatório do Ministério da Saúde sobre infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zoka, Rianápolis saiu de uma situação satisfatória em 2015 para o estado de alerta este ano. 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Segundo o último relatório do Ministério da Saúde, sobre infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika, Rianápolis saiu de uma situação satisfatória em 2015, para o estado de alerta este ano. O relatório é feito com informações passadas pela própria prefeitura. As autoridades de saúde do município acreditam que a situação na cidade, que era boa, piorou porque a população se acomodou e parou de tomar cuidado, com objetos e locais que podem virar criadouros do mosquito. O agente de Endemias, Diogo Machado, faz um pedido para todos os moradores do município.  
 
SONORA: Diogo Machado, agente de endemias.
“Um apelo que a gente faz a população é para que cuidem mesmo. E  tenham paciência de olhar dentro dos quintais, porque em uma tampa de garrafa mesmo ele se procria.  E é grave. As doenças que ele está transmitindo agora são muito graves mesmo. E pra paciência, olhem bem os seus quintais não deixem criar o mosquito. Pra gente combater e tentar eliminar do nosso estado do nosso país.”
 
LOC: Se você além de se preocupar com os cuidados da sua casa, também se preocupa com o seu bairro, que tal organizar um mutirão? O Ministério da Saúde dá algumas dicas sobre como fazer isso. Você pode convidar governo, empresas e organizações sociais e , claro, a sua comunidade para participar. E pode também aproveitar redes sociais, carro de som e outros meio de comunicação para mobilizar a vizinhança. Agentes de endemias, agentes comunitários e outros profissionais que trabalham na eliminação dos focos também podem ajudar, apoiando as ações, principalmente se houver necessidade de espalhar remédio para matar o mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.