RENDENÇÃO (PA): Vacina contra HPV é segura. Município deve imunizar cerca de 260 meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível no posto de saúde, do Bairro Vilas Boas, em Rendenção. Meninas entre 11 e 13 anos devem ir ao posto para previnir o câncer do colo do útero

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com apenas duzentas e 64 meninas, de 11 a13 anos vacinadas contra o HPV, a cidade de Redenção está com dificuldade em cumprir a meta do ministério da Saúde, que é imunizar, no mínimo, 75 por cento das adolescentes contra o vírus causador do câncer do colo do útero. A coordenadora de Imunização, aqui de Redenção, Maria Isa, relata que, mesmo com a campanha muitos pais continuam proibindo as filhas de tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Ela conta que, após o início das aulas, a secretaria da Saúde deve voltar a vacinar nas escolas e, lembra que, a doença tem atingido mulheres cada vez mais novas.
 
SONORA: Maria Isa, Coordenadora
 
“O câncer de colo de útero, ele não tem cura e, não é só velho, a partir dos seus 49, 50 anos, que pega não. Com 20 anos, porque eu já vi caso, toda faixa etária. A doença, ela tem que ser prevenida porque ela não tem cura e, se tomar as doses a chance dela ter é mínima.”
 
REPÓRTER: Um mapeamento feito pelo Instituto do Nacional do Câncer indica que, durante todo ano, cerca de duas mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer do colo do útero, em toda região Norte. Desse número, quase mil casos vão ser descobertos só no estado do Pará. O epidemiologista, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que, a vacina contra o HPV é oferecida na rede particular por um preço alto. Ele lembra que, o mesmo tratamento pode ser feito de graça nos postos de saúde aqui da cidade.
 
SONORA: Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A análise dessas mais de seis milhões de doses aplicadas até o momento, demonstram claramente que, a vacina no Brasil segue o padrão internacional de segurança, sem nenhum tipo de evento adverso inesperado, desconhecido ou grave, que não possa ser explicado por outra causa, ter sido observado em nosso país. Então, a vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e precisamos lembrar que, antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de mil e 500 Reais.”
  
REPORTER: A vacina contra o HPV pode ser aplicada no posto de saúde, da Rua Dellis, no Bairro Vilas boas, aqui em Redenção. Vale lembrar que, é preciso levar o cartão de vacina ou a identidade da adolescente.
 
Reportagem, Rodrigo Santos
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.