RECIFE (PE): Secretaria de Saúde confirma segunda morte por chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A Secretaria Municipal de Saúde de Recife confirmou a segunda morte causada por febre chicungunya, doença causada pelo Aedes aegypti. O mosquito também é o transmissor da dengue e do vírus Zika.

A vítima é uma mulher de 54 anos, moradora de Água Fria, zona Norte da capital. Ela faleceu no dia 30 de janeiro. A primeira morte pela doença foi comprovada no início de março. O caso é de uma idosa de 88 anos, que faleceu no dia 21 de fevereiro. A secretaria não divulgou os nomes das vítimas. 

Até o momento, foram notificados sete mil 946 casos de dengue, chikungunya e vírus Zika em Recife. Desse total, três mil 673 são de dengue, dois mil 632 de chikungunya e um mil 641 de Zika. Dos casos notificados na capital pernambucana, a secretaria de Saúde informa que um mil 873 foram confirmados, sendo um mil 488 de dengue e 385 de chikungunya.

Em todo Pernambuco, foram notificados um mil 799 casos suspeitos de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika até o dia 12 de março. Desses, 299 são em recém-nascidos residentes em Recife. A secretaria informa que 117 são considerados casos prováveis de microcefalia, segundo as curvas de crescimento sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O monitoramento em Recife é feito em unidades de saúde sentinelas que buscam fortalecer o sistema de vigilância local. A cidade conta com quatro unidades para dengue. São elas: Hospital Pediátrico Helena Moura, Policlínica e Maternidade Barros Lima, Maternidade Arnaldo Marques e Policlínica Amaury Coutinho. Além disso, são duas para o vírus Zika: a Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde e o Hospital Pediátrico Helena Moura.

Para a chikungunya, a vigilância é feita de forma universal, com a notificação de todos os casos suspeitos e realização de coleta laboratorial para as áreas que ainda não possuem casos confirmados.

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Isadora Grespan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.