LOC: Sabia que os cuidados em casa podem ajudar a combater o mosquito transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika? Objetos que possam acumular água parada podem favorecer aos focos do mosquito, por isso evitar recipientes sem uso é muito importante no combate. Gilma de Oliveira mora em Nova Descoberta. Ela sempre mantem a casa longe de qualquer objeto que possa ser criadouro, principalmente porque ela sempre recebe a visita dos netos que gostam muito de brincar no quintal da casa dela.
TEC/SONORA: Gilma Gabriela de Oliveira, Do lar.
“Eu tenho neto de três anos, tenho uma netinha de um ano e três meses.
Fazendo limpeza porque eles gostam de brincar no quintal, no terreiro. Aí tem que estar limpo. Se tiver uma limpeza dentro de casa, não deixar água empoçada, aí evita, não é?”
LOC: Vale lembrar que Recife está em alerta de infestação do mosquito, de acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde. Por isso, o cuidado em casa pode ajudar a evitar que esse quadro piore
em Recife. O gerente de vigilância em saúde de Pernambuco,Jurandir Almeida, fala que outra preocupação neste fim de ano é a mudança do clima na região.
TEC/SONORA: Jurandir Almeida, gerente de vigilância em saúde de Pernambuco
“A gente está em transição de inverno para o verão, aí começa aquelas chuvas preocupam, não né? Oferece foco, não é, para que o mosquito possa se reproduzir. Mas aí a gente não quer que a população entre num estado de relaxar, não é?”
LOC: A Secretaria de Saúde de Recife já registrou sete casos de microcefalia este ano, por isso todos devem ficar atentos para evitar focos do mosquito e assim, evitar as doenças que ele transmite. Muitas são vidas estão sendo prejudicadas por descuidos simples em casa. Elimine qualquer coisa que ofereça risco para sua família e para a sua saúde. Participe desse combate. Saiba mais no site, saude.gov.br/combateaedes