RECIFE (PE): Hemocentro da capital busca fidelizar mais doadores de sangue

Unidade necessita de mais doadores para manter boa média de transfusões de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro Coordenador de Recife consegue suprir as demandas de doações de sangue de toda a rede pública de saúde da capital. As coletas mensais variam entre sete e oito mil bolsas de sangue. Uma realidade do Recife, e também de todo o estado, é que o público doador consegue ser bastante assíduo. Homens estão aptos a realizar esta ação de três em três meses, e mulheres, a cada quatro. A diretora de Hemoterapia do Hemocentro Coordenador de Recife, Anna Fausta Cavalcante, explica as ações que são realizadas para a captação de novos doadores. Ela também comenta o que uma pessoa precisa para se tornar um doador de sangue.

TEC./SONORA: Anna Fausta Cavalcante, diretora de Hemoterapia do Hemocentro Coordenador de Recife.

“Pessoas que estejam saudáveis, pesem mais de 50 quilos, que tenham tido uma boa noite de sono, não tenham ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e que realmente venham com o espírito, né? De solidariedade. A gente tenta fidelizar o doador. A gente ainda tem um percentual razoável de doador de reposição, mas a ideia é de ter mais de um doador voluntário.”

LOC.: Com 136 doações no currículo, Flávio da Silva, comerciante de 39 anos, casado, morador do bairro de Agua Frio, próximo ao centro do Recife, realiza esse ato solidário frequentemente. Para se manter saudável, pratica caminhadas rotineiras. E, sempre que possível, liga no hemocentro para agendar as doações no tempo certo estipulado pelo local da coleta. Apesar de ter o tipo sanguíneo A positivo, ele diz que, independente do fator, o importante é sempre ajudar a quem precisa.

TEC./SONORA: Flávio da Silva, comerciante.

“Eu tenho certeza que durante todos esses anos que eu venho doando, com certeza, eu tenho ajudado muitos pacientes que estão internados, precisando de transplante de medula. Quando se doa medula, a plaqueta ajuda muito. Então para quem ainda não doou e quem tem vontade, vá. É bom, e é satisfatório ajudar ao próximo. Ajudar ao próximo é ser humano, ser solidário, ajudar ao próximo.”

LOC.: O Hemocentro Coordenador de Recife está localizado na Rua Joaquim Nabuco, bairro de Graças. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das sete e quinze da manhã até às cinco e meia da tarde. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações acesse, saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.