RECIFE (PE): Cidade mantém alerta, mesmo com bons resultados no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Recife tem a menor incidência de infestações de Dengue, Zika e Chikungunya da década. Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde da região, apenas 87 casos confirmados de Dengue e 47 de Chikungunya. O Zika ainda não incomodou Recife em 2017. Mesmo com o grande resultado no início deste ano, a cidade segue em alerta para que não ocorram novas infecções. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida, Recife está em plantão desde o ano de 2015, fazendo limpezas constantes pelos bairros da cidade.

Jurandir comenta que o problema são os criadouros, que estão localizados por toda a cidade. Pela crise hídrica que algumas localidades do nordeste passam, os locais de armazenamento de água viram os focos para a proliferação do mosquito.


TEC/SONORA
: Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental do Recife.

“Nosso principal criadouro são os depósitos de água para reservatório. 80% dos focos do município estão nesse tipo de recipiente. Nós temos problemas com abastecimento, e as pessoas precisam juntar água. Geralmente são nesses locais que nós encontramos os maiores focos.”

LOC: A proposta que Jurandir passa para toda a cidade é que a população deve se unir e se conscientizar, fazendo faça sua parte nas vistorias e permitindo que os Agentes de Saúde ajudem na manutenção. Outro  fator importante, segundo o gerente de Vigilância Ambiental, é o medo de adoecer.


TEC/SONORA: Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental do Recife.

“A proposta é essa. E também é um grande desafio  trazer a população para uma ação de corresponsabilidade. Esse modelo de que o órgão municipal vai resolver todos os problemas da cidade não cabe, né? Eu acho que somos todos juntos contra a dengue. O temor de adoecer também auxiliou nas campanhas, e a gente aproveitou para lembrar que sozinhos não conseguiremos. Juntos, sim.”

LOC: Todas as secretarias também participam e elaboram propostas em relação às ações que devem ser feitas em todas as regiões. Reforçando as palavras de Jurandir, é um trabalho conjunto entre estado e população, para que os índices, que já são os menores da década, diminuam ainda mais.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.