RECIFE (PE): Capital vai receber investimentos para teste rápido de gravidez

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  Cerca de 240 mil reais foram destinados ao estado de Pernambuco pararealizar teste rápido de gravidez em mulheres que utilizam o sistema público de saúde. As mulheres de Recife também vão ser beneficiadas com o investimento. Na capital pernambucana, são mais de mil e 400 casos de dengue e 385 de chikungunya. Recife não tem casos confirmados do vírus Zika, por isso as mulheres devem continuar a prevenção contra o Aedes aegypti. De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, o diagnóstico rápido da gravidez possibilita que a mulher aumente os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti durante a gestação.
 
SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame
 
Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de Zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida, ela vai tomar as medidas e precauções o mais rápido possível, usando roupas compridas, calça comprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.
 
REPÓRTER: Atualmente, 570 agentes intensificam o combate ao Aedes aegypti vistoriando os 300 mil imóveis de Recife. Porém, é preciso que toda a população participe dessa luta. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, ressalta que a melhor maneira de prevenir as doenças que o mosquito transmite é combater o mosquito.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”
 
REPÓRTER: São necessários apenas 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti e evitar que a dengue, chikungunya e o vírus Zika prejudiquem a saúde da sua família e vizinhos. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.