RECIFE: Armadilhas contra o mosquito da Dengue identificam áreas de risco de infestação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Segundo Ministério da Saúde, os municípios brasileiros estão classificados em três estágios para identificar a intensidade de infestação do mosquito da Dengue: satisfatório, alerta e risco. Recife está em alerta, mas mesmo assim precisa de atenção para que esse quadro não se agrave. Pensando nisso, a prefeitura pernambucana colocou em prática mais uma estratégia para eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, a febre Chikungunya e o Zika. Instalou dois mil e 700 ouvitrampas nos bairros de toda a cidade. A ovitrampa é uma armadilha feita de garrafa pet e simula um ambiente favorável para o mosquito colocar os ovos. O objeto tem uma paleta de madeira na posição diagonal e no fundo do recipiente, os agentes de saúde colocam uma quantidade pequena d’água com larvicida. O gerente de vigilância em saúde de Pernambuco, explica que a essa estratégia colabora para que sejam identificadas as áreas que têm população do mosquito.
 
TEC/SONORA: Jurandir Almeida, gerente de vigilância em saúde de Pernambuco
 
“A gente distribui em toda a cidade, então ele vai estar nos dizendo quais são as áreas que tem população de mosquito importante, onde está aumentando. Então, essa área é onde a gente vai fazer ações diferenciadas, como os mutirões de final de semana, as ações conjuntas com empresa de limpezas, aí a intervenção fica mais precisa. A gente chega a tirar milhões de ovos do ambiente com essa estratégia da ovitrampa.”

 
LOC: As ovitrampas são colocadas a cada 250 imóveis e as paletas são recolhidas e trocadas de 15 em 15 dias para uma nova coleta. Várias casas e prédios de Nova Descoberta já receberam as ovitrampas. Há dois meses, Gilma de Oliveira recebeu uma armadilha para identificar se ali por perto, havia mosquito da Dengue.  Ela conta que a ouvitrampa sempre passa pela vistoria do agente.
 
TEC/SONORA: Gilma Gabriela de Oliveira, Do lar.
 
”Toda vez que ele vem, (ele) tira, ele leva, ele põe outra limpinha. Leva uma paleta e deixa a outra. Marca a data que vem. Armadilha para ver se tem Dengue, se tem mosquito.”

 
 
LOC: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em breve a inciativa vai ser levada para os alunos das escolas de Recife. A ideia é que aprendam a mostar as ovitrampas e atuar como ‘agentes de saúde’ em casa. Essa, entre outras ações de combate ao mosquito está sendo realizadas para evitar que mais pessoas tenham Dengue, Chikungunya e o Zika. Participe. Saiba como prevenir essas doenças pelo site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.