Real pode ter notas e moedas em braile

O PLC 41/2015 segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ser apreciado no Plenário da Câmara dos Deputados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

As notas e moedas de real podem mudar aqui no Brasil. É que foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação um projeto de lei complementar que determina ao Conselho Monetário Nacional (CNM) a fabricação de cédulas com identificação tátil para pessoas com deficiência visual. A proposta prevê que as notas e moedas tenham tamanhos diferenciados e elementos em braile.

No país, existem cerca de seis milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, sendo que 500 mil são totalmente cegas. A medida tem como um dos objetivos a inclusão econômica desse público. A relatora do projeto, deputada Soraya Santos (PMDB – RJ), elogiou a proposta e garante que será um passo importante para essa inclusão.

“Esse é um projeto de fundamental importância, um passo a mais que essa comissão dá. E eu quero fazer um registro que o Banco Central estava aguardando essa autorização porque tem no seu próprio escopo todo o financiamento para não gerar impacto.”

O projeto de lei complementar 41, de 2015, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ser apreciado no Plenário da Câmara.

De Brasília, Jalila Arabi

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.